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Conheça 10 temperos e especiarias que ajudam a acelerar o metabolismo.


Cintia Baio
Colaboração para o UOL
01/12/201514h56
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Se o cansaço, o sono e a dificuldade de perder peso fazem parte de sua rotina, mesmo mantendo uma boa alimentação e os exercícios físicos em dia, talvez você precise dar um "empurrãozinho" extra no metabolismo. Alguns temperos e especiarias encontrados nas refeições podem ajudar na tarefa de acelerar o funcionamento das substâncias no corpo.

"O metabolismo deve funcionar bem para que o alimento seja digerido, os nutrientes, absorvidos e, também, utilizados como energia. Caso contrário, o gasto de calorias e o acúmulo de energia na forma de gordura ficam desregulados. O indivíduo começa a ganhar peso mais facilmente", explica Inarí Ciccone, nutricionista da Unifesp, especialista em obesidade.

É importante que a taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de energia que o corpo gasta somente para manter as funções vitais, fique sempre elevada. "O metabolismo acelerado garante uma queima maior de gordura, maior disposição e nos deixa mais atento durante o dia", completa a nutricionista Alyne Santim.

É aí que os chamados alimentos termogênicos podem colaborar. São ingredientes com capacidade de aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, gastar mais energia na digestão. É como se o corpo precisasse trabalhar ainda mais para conseguir digeri-los. Este processo ajuda, principalmente, no emagrecimento. Mas não é tão simples assim. "Somente a ingestão deles, sem a prática de exercícios e uma alimentação saudável e hipocalórica, não é suficiente para perder peso", ressalta Inarí. 

Temperos e especiarias ganham destaque por serem facilmente encontrados nas refeições. Para a nutricionista Inarí, é melhor consumi-los frescos, em jejum e todos os dias. "Mas, se não for possível, a versão desidratada não altera as propriedades termogênicas. Também não há problemas se acompanharem as refeições principais", esclarece. 

 

No entanto, como qualquer alimento, não deve haver excesso, diz Inarí, alertando que gestantes, pessoas com arritmias, cardiopatas, hipertensos ou com doenças neurológicas devem consultar seus médicos antes de incluírem os termogênicos na alimentação.

 
Veja abaixo uma lista dos principais temperos e especiarias que podem ajudar a acelerar o seu metabolismo: 

Temperos termogênicos

 

 

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Gengibre

Além de acelerar o metabolismo, possui propriedades anti-inflamatórias e é benéfico para a imunidade. Pode ser usado na comida, em sucos, chás e até na infusão com água para ajudar a reduzir inchaço. A dose diária é de 5g, em média

 

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Canela

Possui ação termogênica, anti-inflamatória e ajuda a melhorar a circulação. É excelente para realçar o sabor de doces, bebidas e frutas

 

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Curry

Acelera o metabolismo e ajuda a retardar o envelhecimento celular. É excelente para temperar risotos, frango e peixes. Mas atenção a quantidade usada. Como possui sabor forte, não deve ser usado mais que uma colher de chá nas preparações

 

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Cúrcuma

Além da ação antioxidante, possui betacaroteno, composto que ajuda nas unhas, cabelos e pele. Geralmente usada como corante natural, realça a apresentação dos pratos e pode ser usada em carnes, arroz, legumes e tortas. O consumo máximo diário recomendado é de uma colher de sobremesa

 

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Semente de chia

A chia pode ser adicionada a saladas, enriquecer o arroz e vai bem até na massa da tapioca. Além de ação termogênica, possui fibras para o controle da glicemia, do colesterol e até da pressão arterial. A recomendação é de 4 colheres de sopa por dia

 

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Pimenta do reino

Realça o sabor em preparações como peixes, aves e molhos. Porém, deve ser usada em pequena quantidade. Além da ação termogênica, possui ação antioxidante

 

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Cominho

Indicado para temperar carnes brancas, especialmente peixes, o cominho também possui ação termogênica e a indicação de consumo é de 1 colher de chá por dia

 

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Vinagre de maçã

O tempero líquido tem ácido acético, que ajuda na queima de gordura, e quercetinas, que promovem a sensação de saciedade

 

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Mostarda

As sementes de mostarda tem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a acelerar o funcionamento do intestino.

 

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Pimenta dedo de moça

É um excelente termogênico que pode ajudar a queimar mais calorias e até regular a pressão arterial. Não deve ser consumida em grande quantidade, já que pode aumentar a pressão e desencadear gastrite e hemorroidas. A recomendação é de apenas 3g ao dia, temperando carnes e saladas, por exemplo.

 


Fonte: Viver Bem -UOL

 

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